A INFLUÊNCIA AFRICANA NO PORTUGUÊS DO BRASIL. Autor Renato Mendonça

A INFLUÊNCIA AFRICANA NO PORTUGUÊS DO BRASIL. Autor Renato Mendonça (2012), em pdf.

O valor dessa obra é imenso, principalmente porque traz e atualiza os estudos importantes na área da linguística, antropologia e literatura brasileira. "Em 1789, no primeiro dicionário monolíngue do idioma português, Antônio Morais e Silva já identificava várias palavras de origem africana, como batucar, cafuné, malungo e quiabo, de uso corrente entre os brasileiros. Ao longo do século XIX e nas três décadas do seguinte, não faltaram vozes a chamar a atenção para a presença africana no português do Brasil, mas mesmo num estudo mais penetrante como o de Antônio Joaquim de Macedo Soares, “Sobre algumas palavras africanas introduzidas no português que se fala no Brasil”, estampado em 1880 na Revista Brasileira, essa participação era considerada ainda menor do que a do tupi e outras línguas ameríndias. Embora Macedo Soares visse com interesse quase afetuoso o contributo africano, é ainda pequeno o espaço que lhe é reservado no seu Dicionário brasileiro da língua portuguesa: elucidário etimológico crítico das palavras e frases que, originárias do Brasil, ou aqui populares, se não encontram nos dicionários da língua portuguesa, ou neles vêm com forma ou significação diferente, publicado em 1889 até o verbete “candeeiro”. Esse importante dicionário foi completado, com base no amplo material recolhido por aquele pesquisador, por seu filho, Julião Rangel de Macedo Soares, que o pôs nas estantes somente em 1954. A situação começara a mudar em 1933, com o aparecimento de O elemento afro-negro na língua portuguesa, de Jacques Raimundo, e principalmente deste livro, A influência africana no português do Brasil". Obras estas registradas em vários números da Bibliografia Nacional Corrente do INL.

http://media.wix.com/ugd/a00390_d886f969b5234bd9b3ab8692a3337779.pdf

Fonte: http://rmirandas.wix.com/identidafrica#!a-influncia-africana-no-portugus-do-br/coga


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QR Code do Fórum no Facebook Divulgação Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura

1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura.