IFLA GT "Conhecimentos Indígenas e Tradicionais".

IFLA tem um Grupo de Trabalho (GT) com o nome "Conhecimentos Indígenas e Tradicionais". Com base em uma resolução da Conferência Permanente dia 15 para o Leste, Central e do Sul Associações de Bibliotecas Africanas (SCECSAL) de 2002. Aprovado pelo Conselho da IFLA, de dezembro de 2002, Haia, Holanda, IFLA oferece um modelo que reafirma Conhecimentos Tradicionais e Indígenas nas bibliotecas.

A declaração IFLA desse GT reconhece o valor intrínseco e a importância dos conhecimentos tradicionais indígenas e dos conhecimentos localizados em determinadas comunidades, bem como a necessidade de considerá-los de forma holística, ainda que definições conceituais e sua utilização possam ser contestadas em determinadas sociedades.


IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) IFLA declara que os seres humanos têm o direito de acesso às expressões do conhecimento, pensamento criativo e da atividade intelectual e de expressar publicamente os seus pontos de vista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QR Code do Fórum no Facebook Divulgação Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura

1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura.