Los románticos se enamoran de los gitanos




Pintura: Un baile de gitanos en los jardines del Alcázar... por Alfred Dehodencq, 1849.

Los románticos se enamoran de los gitanos, por Nicolás Jiménez González

Romantismo foi um movimento cultural que teve origem na Alemanha e no Reino Unido no final do século XVIII, como uma reação revolucionária contra o racionalismo do Iluminismo e Neoclassicismo, dando prioridade aos sentimentos. É considerado o primeiro movimento cultural que cobria todo o mapa da Europa e afetou todas as artes. Sua principal característica é a ruptura com a tradição clássica, baseada em um conjunto estereotipada de regras. A verdadeira liberdade é a sua constante busca, por sua característica revolucionária é inquestionável.

Muitos dos românticos (artistas estrangeiros seguidores dessa tendência) vieram para a Espanha buscando o exotismo da liberdade autêntica e descobriram que os ciganos (Roma) tinham as características que mais se aproximavam àquelas idealizadas pelo movimento cultural, incluindo a noção de exótico e libertário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QR Code do Fórum no Facebook Divulgação Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura

1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura.